USE E INDIQUE A AGENDA ATUAL 00.5

segunda-feira, 10 de agosto de 2009


Informática

O tema "Informática" é por demais fascinante e o Cabedelo Notícias tem como pilar principal a informação de forma radical quando se trata de cultura da informação, por tanto é que nesse tema vamos nos estender um pouco mais para que o internauta que nos procura possa obter de forma praticamente completa todas as informações relacionadas ao tema em foco.

Assim sendo tudo o que você vai ler abaixo contém muitos links que dão acesso a outras informações complementares, para possamos ser o mais claro possível sobre toda e qualquer dúvida.

Este site pretende lhes fornecer um conteúdo que poderá ser utilizado em pesquisas acadêmicas e trabalhos escolares, bem como em trabalhos relacionados a provas e concursos sobre informática.

Esperamos estar contribuindo para o melhoramento da cultura da informação.

Computação nas Nuvens: O futuro, segundo o Google!





Nos próximos anos deveremos ouvir muito os termos “computação nas Nuvens “, “cloud computing ” e “SaaS – Software-as-a-Service “. O conceito é claro, cada vez mais as informações estarão disponíveis e mais pessoas terão acesso a essas informações, graças à disponibilização de muitos serviços on-line, muitos gratuitamente, e que devem baratear o preço dos computadores, inclusive, aumentando a presença on-line de pequenas empresas e fornecedores de serviços.
O conceito não é novo para quem trabalha com internet, mas ganha cada vez mais destaque com declarações da Google estar trabalhando na sua “computações nas Nuvens”. O termo refere-se à possibilidade de utilizarmos computadores menos potentes que podem se conectar à Web e utilizar todas as ferramentas on-line, seguindo o exemplo que o Google propõe com o Google Docs, Gmail e tantas outras aplicações. Assim, o computador seria simplesmente uma plataforma de acesso às aplicações, que estariam em uma grande nuvem – a Internet.
Vale lembrar, que como o termo não é nada novo, já existem vários sites que são praticamente sistemas operacionais on-line, além de muitos serviços que disponibilizam ferramentas fantásticas on-line. Exemplo recente da Adobe, que disponibilizou uma versão on-line do Photoshop.
O Jornal da Globo fez uma reportagem tentando explicar o conceito e, ao visitar a sede do Google em Mountain View tornou-se a primeira equipe de TV sul-americana a conversar com Eric Schmidt – CEO do Google. Na conversa, Eric falou que o Google compra novas empresas na proporção de uma por semana e, ao ser perguntado sobre uma possível aquisição do Yahoo!, respondeu que não há planos de comprar gigantes, mas sim de pequenas empresas que oferecem serviços “revolucionários”.
Eric também “alfinetou” a Microsoft, falando que não tem medo da empresa de Bill Gates e que a empresa deve sofrer com a concorrência da “computação nas Nuvens” que deve crescer nos próximos anos e ir totalmente contra o conceito aplicado até hoje pela Microsoft. Segundo ele, o futuro está na internet, daí o interesse da Microsoft adquirir o Yahoo!.
Eric completou que o Google está trabalhando para esta “computação nas nuvens”, mostrando que a empresa tem interesse em disponibilizar cada vez mais informações e torná-las cada vez mais acessíveis, seguindo o lema da empresa e, lógico, ganhando mercado e fazendo dinheiro com este público sedento por informações.

Visão geral sobre Realidade Aumentada no Android

Arte Virtual em Computação Gráfica: Mago William



Enviado por Kelsen em quarta-feira, 24 junho 2009Um Comentário
Realidade Aumentada não é algo novo, já vem sendo utilizada em diversos lugares há anos, mas dessa vez está entrando com força no Mercado graças ao Android, com bastante facilidade, aplicativos de RA estão se espalhando pelo mundo e em breve chegarão as mãos de todos.
Uma das coisas que mais tem deixado a todos impressionados no Android, é o surgimento de aplicativos de RA, que invadiram de vez o sistema. O mercado de aplicativos no Android ainda é pequeno, sete meses após o lançamento do G1 foram registrados 4900 aplicativos no Android Market, apesar dos números ainda não serem tão assustadores se comparado a concorrência, o
Market possui aplicativos de grande qualidade.

Ainda não existem pessoas faturando milhões com o sistema Android (exceto as empresas que já estão trabalhando com ele), mas isso é algo que vai acontecer igual a outros sistemas e suas lojas de aplicativos online, quem chegar primeiro, domina logo sua área e quem chegar por último vai ser sempre o último, ou não caso sua idéia seja melhor.
Entre as empresas que estão lançando aplicativos de RA para o Android, temos a mais famosa: IBM com o seu aplicativo chamado Wimbledon, outras que surgiram graças ao Android como é o caso da SPRXmobile com o seu produto Layar (que logo assumiu o cargo de primeiro navegador RA do mundo), no inicio do desenvolvimento do Android surgiu o Enkin, que não ganhou o ADC1, mas teve sua equipe de desenvolvimento contratada pelo Google e por último e talvez
o mais conhecido entre os proprietários de aparelhos com Android o Wikitude.



JOYity - YouCatch Live Android App Demo - AndroidApps.com


O que é informática?

Informática é o termo usado para se descrever o conjunto das ciências da informação, estando incluídas neste grupo: a ciência da computação, a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e de modelagem dos problemas.
O termo informática, sendo dicionarizado com o mesmo significado amplo nos dois lados do Atlântico
[1], assume em Portugal o sentido sinônimo de ciência da computação enquanto que no Brasil é habitualmente usado para referir especificamente o processo de tratamento da informação por meio de máquinas eletrônicas definidas como computadores.
O estudo da informação começou na
matemática quando nomes como Alan Turing, Kurt Gödel e Alonzo Church, começaram a estudar que tipos de problemas poderiam ser resolvidos, ou computados, por elementos humanos que seguissem uma série de instruções simples de forma, independente do tempo requerido para isso. A motivação por trás destas pesquisas era o avanço durante a revolução industrial e da promessa que máquinas poderiam futuramente conseguir resolver os mesmos problemas de forma mais rápida e mais eficaz. Do mesmo jeito que as indústrias manuseiam matéria-prima para transformá-la em um produto final, os algoritmos foram desenhados para que um dia uma máquina pudesse tratar informações. Assim nasceu a informática.
Conceito da palavra "Informática"
A palavra Informática é derivada de duas outras palavras associadas a ela, a primeira é informação e a segunda é automática. Essas palavras definem os principais objetivos que foram atingidos pelos computadores. A necessidade de se obter e fazer o tratamento da informação de forma automática, fez com que surgisse justamente esta palavra. O meio mais comum da utilização de informática são os computadores, que tratam informações de maneira automática.

[editar] Origem da palavra informática
Em
1957, o cientista da computação alemão Karl Steinbuch publicou um jornal chamado Informatik: Automatische Informationsverarbeitung ("Informática: processamento de informação").
A palavra portuguesa é derivada do
francês informatique, vocábulo criado por Philippe Dreyfus, em 1962, a partir do radical do verbo francês informer, por analogia com mathématique, électronique, etc.
Em português, a palavra informática é formada pela junção das palavras informação + automática. Pode dizer-se que informática é a
ciência que estuda o processamento automático da informação por meio do computador.
Há uma linha de pensamento que conduz o termo "informática" à junção dos conceitos "informação" e "matemática". A computação seria o meio tecnológico que possibilitou unir insumos informacionais com as ciências matemáticas.

Educação de informática

Brasil
No
Brasil os cursos de informática lecionados em universidades têm as seguintes designações:

A Wikipédia possui o(s) portal(is):
Portal das tecnologias de informação
Bacharelado em informática
Design e programação de jogos
Licenciatura em computação
Tecnologia em informática
Análise e desenvolvimento de sistemas
Tecnologia em bancos de dados
Ciência da computação
Ciência da informação
Engenharia de computação
Engenharia de software
Engenharia em sistemas digitais
Tecnologia em processamento de dados
Sistemas de informação
Matemática computacional
Biologia computacional
Física computacional
Análise de sistemas
Engenharia de sistemas
Tecnologia em desenvolvimento de software
Tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas
Tecnologia em desenvolvimento de sistemas para internet
Tecnologia em gestão de sistemas de informação
Tecnologia em gestão da tecnologia da informação
Tecnologia em redes de computadores
Tecnologia em telemática
Tecnologia em segurança da informação
Informática para gestão de negócios
Web Design
Ver também
e pioneiros da computação

Grandes empresas de Informática

Microsoft
Apple
Dell
Hewlett-Packard
IBM
Google
Yahoo!
Arquitetura de computadores
Circuitos digitais
Criptografia
Estrutura de dados
Linguagens formais
Robótica
Banco de dados
Compiladores
Computação gráfica
VRML
AutoCAD
SketchUp
Engenharia de software
Inteligência artificial
Processamento de imagens
Adobe Photoshop
Picasa
Redes de computadores
Wi-Fi
Rede sem fio
Bluetooth
WAP
Internet
Web 2.0
Wikipedia
Youtube
Orkut
Blog
Sistemas de informação
Web design
HTML
XHTML
Frontpage
Adobe Dreamweaver
Engenharia da computação
VHDL
Verilog
Digital Works
Computador
Computador analógico
Computador híbrido
Supercomputador
Hardware
História do hardware
Processamento
Memória
Memória RAM
Memória ROM
Dispositvos de entrada e saída
Monitor de vídeo
Tubo de raios catódicos
LCD
Mouse
Mighty Mouse
Disco rígido
Memória flash
Universal Serial Bus
USB flash drive
Disquete
Compact disc
DVD
Disco Blu-ray
HD DVD
Microprocessador
Intel
Pentium
AMD
AMD FireStream
Software
Programa de computador
Sistema operacional
Sistemas operacionais
OS/2
Unix
Minix
PC-DOS
MS-DOS
Mac OS
Windows
Windows 95
Windows 98
Windows XP
Windows Vista
Windows Seven
Windows Azure
Linux
Linux Ubuntu
Linux Kurumim
Litrix Linux
Linguagens de programação
Ada
Algol
AMBAP
Assembly
Basic
C#
C
C++
Cobol
Fortran
Java
Javascript
Lisp
Logo
Pascal
PHP
Prolog
Scheme
Scratch
SQL
Visual Basic
Bioinformática
Informática médica
Psico-informática

Outras áreas frequentemente relacionadas á Informática

Nenhum comentário:

Postar um comentário